velocidade total da internet

Como medir a velocidade total das conexões de Internet

Internet é um conjunto de redes, da cidade, da universidade, da sua residência, que estão interconectadas através de meios físicos (conexões físicas) de comunicações que interagem entre si, permitindo que as informações (texto, imagem, som) se transmitam entre essas redes.

Antes de entender sobre a velocidade das conexões, é importante falarmos de um outro conceito: a comunicação entre redes. As redes têm, em um determinado momento, um transmissor e um receptor. Existem duas formas mais comuns de se comunicar: a half-duplex ou semi-duplex, em que a comunicação se faz quando um transmite ao outro, um de cada vez; e a Full-duplex, quando ambos podem ser, simultaneamente, transmissor e receptor. Isto só faz sentido entre máquinas que estão transmitindo informações na maior parte do tempo, independentes. Imagine duas pessoas falando ao mesmo tempo, que confusão seria! No entanto, tratando-se de máquinas, elas conseguem se entender bem. Atualmente a maioria das redes é Full-duplex, ou seja, a comunicação se dá simultaneamente nos dois sentidos.


Define-se velocidade de download como sendo a velocidade de que o usuário dispõe quando recebe uma determinada informação, assistindo ao um filme; e velocidade de upload quando envia a informação a outro, por exemplo: salva filmes.


Velocidade de comunicação é a quantidade de informações e dados (bits) que se transfere de um transmissor para um receptor por segundo: bps (bit por segundo) ou atualmente pela quantidade gigante de dados Mbps (milhões de bits por segundo). Importante não confundir com MBps (milhões de bytes por segundo) que é 8 vezes mais rápido do que o Mbps (1 Mbps = 8 MBps).


A velocidade da internet, basicamente, depende de três fatores: o primeiro é a velocidade da sua conexão, upload e download; o segundo, a velocidade da sua rede interna, seja pelo uso do roteador wi-fi ou pelo cabo de rede, este último muito mais veloz; por último, a velocidade do seu dispositivo, seja ele computador, tablet ou celular (normalmente, quanto mais novo ou de modelo mais sofisticado, melhor).


Propomos, então, criar um novo conceito, o de Velocidade Total de Internet (VTI), que seria a soma da velocidade de download com a velocidade de upload, para que pudéssemos comparar diferentes tecnologias no que tange ao valor dos serviços e dos equipamentos que queremos utilizar em redes de comunicação e internet.

0 0
Feed